quinta-feira, 26 de setembro de 2013

EU MATEI A MINHA MÃE

J'AI TUÉ MA MÈRE
(I Killed My Mother)
Realizador: Xavier Dola
Ano: 2009
Pais: Canada
Duração: 96 m

"J'ai tué ma mère" é um filme biográfico escrito e dirigido pelo jovem Xavier Dolan nascido em 1989. Retracta a complexidade do vínculo mãe e filho. O filme atraiu a atenção da imprensa internacional quando ganhou três prémios em Cannes em 2009. Depois da exibição, o filme recebeu uma ovação de pé de oito minutos. Foi exibido em 12 cinemas no Quebec e em 60 salas em França.

Hubert Minel ( o próprio Xavier Dolan), jovem de Montreal de 16 anos, tem uma relação difícil com a mãe,  a qual implica com os seus gostos,  personalidade e a sua ignorância. Entretanto, saudoso de uma infância feliz, Hubert, tenta reconciliar-se com a mãe, inspirado pelo discurso filosófico do seu namorado Antonin (François Arnaud), e pelos conselhos de Julie (Suzanne Clément), sua professora. No entanto, as iniciativas confirmam o abismo que separa o adolescente da sua mãe. 

Aparentemente pelo título parece aproximar-se do filme "Ma mère"um drama francês de 2004, realizado e escrito por Christophe Honoré, inspirado no romance homónimo de Georges Bataille, inacabado pelo autor e publicado postumamente, mas são histórias bastante diferentes.

"O que o torna este filme extraordinário é a sua profundidade de sentimento e a idade de Dolan que o torna ainda mais impressionante: tinha apenas 19 anos quando o realizou."

Sem comentários:

Enviar um comentário