terça-feira, 12 de julho de 2011

ORAÇÕES PARA BOBBY

PRAYERS FOR BOBBY

Realizador: Russell Mulcahv

Ano: 2009
Pais: EUA
Duração: 1:25 m

O recente caso mediático do violinista Tyler Clementi da Universidade Rutgers, um caloiro que cometeu suicídio após ter visto um relacionamento seu com outro homem, filmado com uma câmara oculta, colocado ao vivo na internet, é um dos muitos casos que tem terminado da pior forma no que respeita a abordagem da homossexualidade nos dias de hoje por parte da sociedade, quer descriminando-a, não aceitando-a ou mesmo hostilizando quem a pratica. Este filme é um desses casos.

Quem já tenha visto o filme “Latter Days”, a história de um jovem mórmon com tendências homossexuais obrigado a lidar com as suas convicções religiosas e com o que de facto sente em relação à sua sexualidade, encontrará neste “Orações para Bobby” alguns temas em comum, todavia explorados de forma intensamente dramática que não perdoam algumas lágrimas a quem o veja. Aliás já o mesmo acontecia com o “Latter Days”, mas sem os convencionalismos dos “Beautiful Boys” que persistem nos filmes mais actuais e que de certa forma retiram a primazia do argumento em função de mercantilismo de corpos que só por si permitem garantir a sua colocação no mercado cinematográfico, não obstante o “Latter Days” ser um filme bem conseguido e contar com a tímida presença do actor Joseph Gordon-Levitt do fabuloso filme “Mysterious Skin”. Também com o filme “Rock Haven” tem algumas semelhanças no que diz respeito às questões religiosas mas distancia-se bastante quanto à qualidade do argumento. “Orações a Bobby” é um filme bastante cru, duro e hipernaturalista, não só quanto à fotografia do filme, mas também quanto aos sentimentos que o realizador conseguiu despoletar nos actores.

Baseado numa história verídica e partindo do livro do jornalista Leroy Aarons, fundador do “National Lesbian and Gay Journalists Association”, conta com um surpreendente desempenho da parte da actriz Sigourney Weaver e pelo qual foi premiada. Não se trata de um filme com um final feliz, mas mostra que depois de um final infeliz pode haver um recomeço, mesmo que ele seja duro, angustiado e cheio de culpas nas questões sociais e religiosas quanto à homossexualidade.

Não me querendo alongar muito no texto, e já que referi alguns pontos comuns entre filmes, não resisto a partilhar mais um que pode constituir-se como um momento de reflexão: A atracção que o mundo homossexual, ou os realizadores, nutrem por pontes, associando-as amiúde das vezes a momentos trágicos ou de pura introspecção ou catarse. Quem já tenha visto o L.I.E de Michael Cuesta, não deixará de associar neste filme, ambas as cenas que se passam numa ponte. Poderá existir algum sentido metafórico cinematográfico na eleição deste elemento, ou constituirá mesmo uma expressão do foro psicológico relacionado com a condição do homossexual que tenta construir, por assim dizer, uma "ponte" entre o seu mundo secreto e o real, tão notório neste filme que agora apresentamos?
Um filme a não perder e se ainda tem dúvidas quanto a isso convido o leitor a ver o primeiro minuto do filme, onde à semelhança do “Priscilla - A Rainha do Deserto” a canção profetiza um grande filme.

3 comentários:

  1. um filme muito bom : ) vejam meu blog : http://historiasdeterrorlendasurbanas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Este e MUITOS outros filmes com temática GLS você encontra no blog :
    http://dropboxgls.wordpress.com
    Abraço e bons filmes...

    ResponderEliminar
  3. OraÇÃo do amor - leia sozinho porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! entrei neste site e fiz esta prece. fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. a pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! agora veremos? diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (venha cá anjo de luz eu te invoco para que desenterre (o nome dele-a)de onde estiver ou com quem estiver e faça ele pense em mim, desenterre tudo que esta impedindo que gv venha para mim , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (o nome dele-a)não pense mais nas outras? mas somente em mim. que ele me telefone e me ame. agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. amém?). publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos ainda esta noite de madrugada o teu amor dará conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida

    ResponderEliminar